Inaugurada Nova Prefeitura de Buenos Aires – Norman Foster

 
 

Nova Prefeitura de Buenos Aires - Norman Foster

Nova Prefeitura de Buenos Aires – Norman Foster


 
Lord Foster participou das celebrações de inauguração da nova prefeitura de Buenos Aires, um novo salão sustentável da cidade para o prefeito e 1.500 funcionários. Abrangendo um quarteirão inteiro no Parque Patricios , o edifício é um catalisador para a regeneração do bairro e combina um design ambientalmente eficiente com um inovador arranjo interno, altamente flexível de pisos de trabalho em terraços.
 
 
A entrada é feita através de um átrio com pé-direito de quatro andares. Paredes de vidro do piso ao teto preenchem o espaço com luz natural e criam uma conexão visual com o parque adjacente. Os quatro níveis de espaços de trabalho foram recuados para criar uma sequência de terraços internos. Todos os andares estão conectados por circulações iluminadas e marcadas por dois grandes pátios com vegetação. Os espaços de atividades são abertos, com iluminação natural e visíveis , garantindo uma boa comunicação entre os departamentos e promovendo um senso de comunidade.
 
 
As placas de piso generosas são moduladas em uma grade de oito metros , o que permite uma grande variedade de layouts – o edifício foi originalmente encomendado para a sede do Banco da Cidade , e a flexibilidade inerente à sua concepção permitiu uma transição suave para escritórios do governo. As instalações incluem ainda um café e um auditório com painéis de madeira com 300 lugares , que pode ser usado para eventos pelo bairro local.
 
 
Externamente , o edifício é caracterizado pelo seu telhado sinuoso , que é apoiado por pilares e se estende em uma saliência profunda para sombrear a praça de entrada e as fachadas. No interior, o teto de concreto abobadado é texturizado e aparente. O uso de materiais industriais reforça o carácter histórico artesanal do Parque Patricios , enquanto que a massa térmica dos volumes de concreto , combinados com vigas de arrefecimento, ajudam a regularizar naturalmente a temperatura e manter o conforto térmico dos escritórios. Ele será o primeiro edifício público da Argentina à alcançar o prêmio ambiental para a sustentabilidade do padrão LEED Prata. Cada aspecto do sistema foi concebido em resposta ao clima local, incluindo a composição de cada fachada – as elevações orientais e ocidentais são sombreadas por uma tela de persianas , que se elevam a altura total do edifício.
 
 
Segundo Norman Foster, ” A sustentabilidade est;a relacionada fortemente com os recursos locais e o clima , e a Nova Prefeitura de Buenos Aires é uma grande demonstração de como a arquitetura pode trabalhar com a natureza através de meios passivos ambientais e naturalmente reduzir o uso de energia. O teto estende-se como um dossel para proporcionar sombra, a sua estrutura de concreto fluida é simultaneamente simbólica, como um edifício cívico deve ser, e funcional para regulação da temperatura. Brises nas fachadas leste e oeste protegem o interior da insolação direta, enquanto pátios internos permitim a entrada da luz solar para o coração do edifício, desta forma, o seu design é muito mais uma resposta ao local ao clima . O projeto tem desempenhado um papel vital na regeneração deste antigo bairro industrial da cidade. ”
 
 
Segundo David Summerfield, Chefe do Estúdio Foster + Partners :
“Este é um marco importante para a prática , e estamos orgulhosos que o nosso primeiro trabalho cívico na Argentina seja um escritório do governo importante para Buenos Aires. Seu design é muito mais uma resposta ao contexto local, social e ambiental – o nosso objetivo foi criar um edifício altamente flexível , que celebra o maravilhoso clima da cidade e o ajuste com o parque, que fará uma adição positiva a uma revitalizada vizinhança. ”
 
 
Imagens do Projeto:  0102 03 04 05

 

 

One Response to “Inaugurada Nova Prefeitura de Buenos Aires – Norman Foster”

  1. Gustavo says:

    eu tive oportunidade de passar nesse imóvel quando estive em Buenos Aires, realmente muito bonito

Leave a Reply

www.000webhost.com